sexta-feira, 2 de maio de 2014

Parabéns ao JORNAL do PICO - Publicado no Jornal do Pico a 2 de maio de 2014


Parabéns ao JORNAL do PICO

A imprensa é um grande potência, mas como uma torrente em fúria submerge a planície e devasta as colheitas, da mesma forma uma pena sem controle serve para destruir. Se o controle vem do exterior, o efeito é ainda mais nocivo do que a falta de controle; só pode ser aproveitável se for exercido interiormente.

Mohandas Gandhi, in ´Memórias´

O JORNAL do PICO comemora, precisamente hoje, 10 anos de publicação. Os nossos parabéns ao seu diretor, Milton Dias, e a toda a equipa responsável pela edição e publicação de tão meritória tarefa.

Um jornal essencialmente dedicado à divulgação de eventos e cultura locais e regionais, projeto que resulta de um grande esforço e dedicação dos seus colaboradores, pois não é fácil manter um trabalho desta natureza de pé, durante uma década, numa ilha que publica três semanários para uma população tão reduzida.

Curiosa data já que amanhã se celebra o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Esta data é celebrada desde o ano de 1993 e tem como objetivos:

  • Promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • Combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa;
  • Lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão;
  • Prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou foram assassinados por organizações terroristas.

A Liberdade de Expressão, na qual se inclui a Liberdade de Imprensa, encontra-se consagrada no Artigo décimo nono da Declaração Universal dos Direitos Humanos e é fundamental para a construção de sociedades livres e democráticas,

A passada semana foi também a semana da comemoração do quadragésimo aniversário do 25 de Abril. Como sempre comemoramos a liberdade prestando homenagem aos Capitães de Abril e a todos os que, em liberdade, decidiram democratizar o País.

Este é também, para além de algumas entrevistas, o meu centésimo primeiro artigo escrito para o JORNAL do PICO. Foram muitos e variados os temas abordados. Felizmente, as reações nunca, ou quase nunca, foram consensuais. Ninguém deve dizer sim quando pensa não. Sei bem das chatices que tal atitude por vezes acarreta mas, como disse John F. Kennedy “o conformismo é a prisão da liberdade e o inimigo do crescimento”.

Publicar com pluralidade e isenção é saber gerir e difundir informação que, não raras vezes, desempenha papel importantíssimo junto de quem dela disfruta ora alargando ora abrindo novos horizontes ora alertando para novas realidades ou tão simplesmente para a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário